Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Tipo: Tese
Título: Agrupamento de Subestações para Estudos de Afundamentos de Tensão por Análise de Componentes Principais.
Autor(es): MIRANDA FILHO, Jacques
Abstract: Afundamentos de tensão são os desvios de qualidade da energia elétrica que mais afetam cargas industriais sensíveis causando perdas de produção e outros impactos para os equipamentos dos usuários finais e distribuidores de energia elétrica. Uma nova metodologia para a estimativa de padrões de afundamentos de tensão e agrupamento de subestações de distribuição com características semelhantes para afundamentos de tensão é a principal contribuição deste trabalho. O foco é a regulação deste fenômeno no Brasil. Modelagem de rede e simulações de faltas nos níveis de tensão de transmissão e distribuição foram realizados em um sistema de distribuição brasileiro com 17 subestações, a fim de se obter informações sobre o número de afundamentos de tensão verificados nas barras das subestações mencionadas. A Análise de Componentes Principais foi aplicada em um número significativo de variáveis que contêm informações relevantes sobre a qualidade da energia elétrica e características de projeto das subestações, sendo armazenados os Scores dos componentes principais. Em seguida, conjuntos de subestações com características semelhantes para afundamentos de tensão foram formados sendo então atribuída uma classificação para cada subestação. O número anual esperado de afundamentos de tensão é o resultado. Foi estimado o intervalo de confiança de 95% para o número anual total de afundamentos de tensão, levando à classificação das principais variáveis relacionadas a estes eventos, por conjuntos formados. Conjuntos de subestações com semelhanças para fins de regulamentação de afundamentos de tensão foram os principais resultados, seguidos da classificação das principais variáveis associadas aos afundamentos de tensão por conjuntos formados. A análise crítica dos resultados e a comparação entre os diferentes métodos de agrupamento reafirmaram a assertividade da metodologia proposta para a gestão da qualidade da energia associada aos afundamentos de tensão, pelo Órgão Regulador e as empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: MIRANDA FILHO, Jacques. Agrupamento de Subestações para Estudos de Afundamentos de Tensão por Análise de Componentes Principais. 2016. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Data do documento: 25-Mai-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_miranda_filho_2016.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.