Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/514
Tipo: Tese
Título: Análise dos espaços de parâmetros do circuito de Chua experimental.
Autor(es): SOUSA, Francisco Felipe Gomes de
Abstract: Neste trabalho, foram obtidos experimentalmente os espaços de parâmetros bidimensionais da periodicidade e do maior expoente de Lyapunov para o circuito de Chua, usando as medidas de séries temporais para diferentes valores das resistências rL em série com o indutor e R ligada aos dois capacitores. Este circuito apresenta o comportamento de um material semicondutor com condutividade diferencial negativa que lembra a forma da letra N (NNDC) acoplado a um circuito tanque. Quatro potenciômetros digitais com 1024 passos de 0,100 Ω, 0, 200 Ω e 1,000 Ω foram construídos para modificar os valores destes parâmetros. A aquisição de dados e controle dos potenciômetros digitais foram feitas através de um programa desenvolvido em Labview® e a análise de dados e apresentação dos resultados com scripts em PYTHON. Os resultados obtidos foram comparados com simulações feitas em FORTRAN que confirmaram a presença de cascatas de adição de período, janelas periódicas, rotas de adição de períodos impares, coexistência de atratores e um hub de periodicidade. Confirmando a eficácia dos usos dos potenciômetros digitais como alternativa para variar os parâmetros resistivos de sistemas dinâmicos elétricos.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para Engenharia
Citação: SOUSA, Francisco Felipe Gomes de. Análise dos espaços de parâmetros do circuito de Chua experimental. 2016. 101 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/514
Data do documento: 9-Mai-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_sousa_2016.pdf20,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.