Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/518
Tipo: Tese
Título: A Síntese e Caracterização Magnética e Elétrica da Ferrita de Manganês.
Autor(es): OLIVEIRA, Valesca Donizeti de
Abstract: Os materiais cerâmicos de alto desempenho têm sido tema de relevantes pesquisas, devido suas vantagens e propriedades que podem ser manipuladas e amplamente modificadas. E sendo assim de grande interesse tecnológico e científico. As ferritas tipo espinélios são comercialmente interessantes devido às suas propriedades elétricas, magnéticas e custo. Neste estudo experimental, amostras de ferritas de manganês-cobre (MnₓCu₁-ₓFe₂O₄) foram obtidas pelo método de reação estado-sólido com os óxidos de manganês, cobre e ferro. A ferrita MnₓCu₁-ₓFe₂O₄ tem a uma estrutura cúbica compacta. O parâmetro de rede aumentou com o acréscimo de Mn entre x=0,4 e 0,5. Neste trabalho, foi avaliado o estudo na dependência das propriedades elétrica e magnética da ferrita manganês-cobre com a concentração de manganês. As ferritas apresentadas neste trabalho exibiram o comportamento semicondutor com resistividade entre 10⁵(Ω.m) a 10⁷(Ω.m). Da análise da resistividade elétrica em função de temperatura obtivemos a relação p~(T⁻½). O mecanismo de condução nas ferritas se dá por barreiras de potencial localizados nos limites do cristalito se dá em uma região (T1 = 450K), pois a condição de LD<L/2 foi satisfeita com barreiras de energia de cerca de 0,5eV. As medidas magnéticas confirmaram suas características de material ferrimagnético mole, com tendência a um paramagnético ideal indicando uma possível aplicação na medicina como transporte de fármacos e contraste de imagens.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para Engenharia
Citação: OLIVEIRA, Valesca Donizeti de. A Síntese e Caracterização Magnética e Elétrica da Ferrita de Manganês. 2016. 86 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/518
Data do documento: 25-Mai-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_oliveira_2016.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.