Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/547
Tipo: Dissertação
Título: Previsão e Análise de Indicadores Econômico-Financeiros em Risco em uma Empresa de Inovação do Setor de Telecomunicações.
Autor(es): PAMPLONA, Marcos Stewart Ferraz
Abstract: As empresas estão constantemente expostas às incertezas de mercado. Incertezas que podem afetar de forma positiva ou negativa os seus resultados financeiros. Faz-se necessário, então, que os gestores antecipem cenários, a partir da previsão desses resultados financeiros, para se precaverem ou se beneficiarem dos riscos futuros. Com o objetivo de auxílio aos gestores, na década de 90 surgiram métricas que quantificam os riscos que afetam os resultados econômico-financeiros da empresa, como por exemplo: Value-at-Risk (VaR), Earnings-at-Risk (EaR), Cash-Flow-at-Risk (CFaR), entre outros. Neste estudo foram selecionados as métricas EaR e CFaR para analisar a projeção dos resultados econômico-financeiro de uma empresa de alta tecnologia do setor de telecomunicações. Para a estimação das métricas foi, inicialmente, desenvolvida a equação de previsão de receitas de vendas a partir da análise de diversos métodos de previsão. Uma vez realizada a previsão da receita foi possível elaborar as projeções do Demonstrativo de Resultados (DRE) e do Fluxo de Caixa da empresa pela abordagem top-down e assim foram criados quatro cenários e as métricas foram estimadas. Com o resultado é possível verificar qual variação afeta o resultado da empresa, podendo até mesmo em alguns casos, passar de valores positivos para valores negativos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: PAMPLONA, Marcos Stewart Ferraz. Previsão e Análise de Indicadores Econômico-Financeiros em Risco em uma Empresa de Inovação do Setor de Telecomunicações. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/547
Data do documento: 25-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pamplona_2014.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.