Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/551
Tipo: Dissertação
Título: Detecção de Spam em Imagens Usando Redes Neurais Artificiais.
Autor(es): SANCHES, Bruno Crivelari
Abstract: O correio eletrônico ou e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados na atualidade. No entanto, sua grande popularidade e sua arquitetura tornaram-no alvo de mensagens spam. Mensagens spam carregam, usualmente, informes publicitários, conteúdos fraudulentos ou maliciosos e são enviadas de forma indiscriminada a muitos usuários sem que estes desejem recebê-las. Acarretam diversos prejuízos aos usuários do sistema de e-mail e desperdiçam os recursos de rede das instituições. Para eliminar estas mensagens, foram criados diversos sistemas anti-spam que analisam o conteúdo textual das mensagens e classificam-nas. Devido ao bom desempenho destes filtros, mensagens spam passaram a ocorrer em imagens. Isto tornou inútil o uso de sistemas baseados apenas em análise do conteúdo textual, fomentando, assim, o desenvolvimento dos sistemas anti-spam de imagens. O processamento de imagens é bem mais custoso computacionalmente que o processamento textual e os resultados dos sistemas anti-spam de imagens têm sido inferiores aos dos sistemas textuais. Outra dificuldade da pesquisa na área de sistemas anti-spam de imagens é devida à pouca disponibilidade de bases de dados públicas, o que dificulta a avaliação de resultados experimentais. Este trabalho propõe um sistema anti-spam de imagens que faz uso de diversos métodos de extração de características de imagens e de um modelo neural artificial, para a classificação dos e-mails. Os métodos de extração são avaliados de forma individual e de forma combinada. O modelo neural é avaliado de forma exaustiva utilizando-se bases de dados disponíveis publicamente. A utilização destas bases de dados é descrita em detalhes, de forma a facilitar a reprodução dos resultados. Além de se analisar a capacidade de classificação do sistema proposto, este trabalho avalia seus custos computacionais, incluindo os custos para a extração de características das imagens e para a classificação destas. Os resultados obtidos mostram-se promissores tanto em termos das taxas de classificações corretas e de falsos positivos produzidas pelo sistema anti-spam, quanto em termos de seu custo computacional.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: SANCHES, Bruno Crivelari. Detecção de Spam em Imagens Usando Redes Neurais Artificiais. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/551
Data do documento: 8-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sanches_2014.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.