Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da influência de fatores para processos de proteção contra Corrosão em Ligas de Alumínio A413.1.
Autor(es): FERREIRA, Carina Carvalho
Abstract: O alumínio e suas ligas são de fundamental importância na indústria, devido a fatores como elevada resistência mecânica, baixa densidade e abundância na natureza. É bastante resistente à corrosão em ambientes naturais, devido à formação espontânea de uma fina película protetora de óxido de alumínio (Al₂O₃) sobre sua superfície, quando o oxigênio está presente. Entretanto, metais que apresentam esse tipo de camada protetiva, frequentemente sofrem corrosão de forma localizada (pite). O alumínio e suas ligas podem ser protegidos da maioria das influências corrosivas, pela pintura da sua superfície. Em escala industrial, se faz necessário tratar previamente a superfície a ser revestida com tintas, para melhorar a aderência entre polímero/ metal e para aumentar a barreira entre o meio agressivo. O prétratamento com formação de óxido de cromo na superfície metálica é bastante clássico, mas a indústria moderna vem sendo obrigada a substituir o cromo devido sua elevada toxicidade. Neste trabalho, foram analisados produtos comerciais à base de complexos de flúor/zircônio utilizado isoladamente e complementado com tratamentos a base de silanos e SAM (Self Assembling Molecules) para a liga A413. No estudo, foi elaborado um planejamento fatorial para cada processo com o objetivo de identificar quais os principais fatores que influenciam significativamente os processos de proteção, bem como comparar os tratamentos entre si, afim de verificar qual deles oferece maior proteção. Todos os corpos de prova tratados com os três diferentes sistemas, em todas as corridas dos planejamentos experimentais, apresentaram aderência grau zero e ainda grau de delaminação muito leve ou leve após submissão em Cass Test por 480 horas. A avaliação do grau de delaminação dos corpos de prova passivados com complexos a base de F/ Zr mostrou que os fatores tempo de imersão; concentração, bem como sua interação são significativos para o tratamento e ainda que os fatores de primeira ordem devem ser ajustados no nível mínimo. O grau de delaminação dos corpos de prova tratados com o sistema a base de silanos indicou que os fatores tempo de imersão e concentração são significativos e que menores graus de delaminação foram obtidos quando os fatores de primeira ordem foram posicionados no nível máximo. O tratamento com sistema a base de SAM mostrou que os fatores concentração, tempo e sua interação são muito significativos para o sistema e que os melhores resultados são obtidos com os fatores ajustados no nível mínimo. A comparação entre os três tratamentos mostrou que o tratamento com F/ Zr complementado com os sistemas a base de silanos ou com SAM se torna mais eficiente.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: FERREIRA, Carina Carvalho. Estudo da influência de fatores para processos de proteção contra Corrosão em Ligas de Alumínio A413.1. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Data do documento: 10-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira1_2014.pdf6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.