Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Tipo: Dissertação
Título: Estudos de Eficiência Hidroenergética: Estudo de Caso Parque Estadual da Ilha Anchieta – Ubatuba/SP.
Autor(es): OLIVEIRA, Keila Cristina Fernandes de
Abstract: A água é um recurso natural essencial para a vida e indispensável para o desenvolvimento das atividades diárias da população, porém vale lembrar que este recurso natural apesar de abundante é finito e mal distribuído. Um dos grandes desafios atuais da sociedade é criar alternativas para utilizar racionalmente os recursos naturais, dentre eles, a água. Para tanto, é comum utilizar-se termos como “uso racional” ou “desenvolvimento sustentável”. O uso racional engloba a minimização dos desperdícios (por perda ou uso excessivo) e a maximização da eficiência do uso, sendo que, essa maximização se dá pela utilização de uma menor quantidade de água para realização das atividades, porém sem comprometer sua qualidade. Esse objetivo pode ser atingido tanto em função de características dos equipamentos quanto em função do nível de conscientização do usuário. O presente trabalho foi desenvolvido no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), localizado no município de Ubatuba, região Norte do litoral do estado de São Paulo, e teve como objetivo atuar na demanda de consumo de água, incentivando o Uso Racional por meio de ações tecnológicas e medidas eficiência de utilização dos recursos hídricos nessa região. Pode-se dizer que a metodologia aplicada neste trabalho foi dividida em 4 etapas, sendo elas: 1) Caracterização do local de estudo, o Parque Estadual da Ilha Anchieta; 2) Identificação da disponibilidade hídrica e detecção de perdas de água no parque; 3) Identificação de atividades que envolvem o uso de água no PEIA, bem como o cálculo do indicador de consumo local; 4) Por fim, implantação de medidas de eficiência hídrica no parque, com o intuito de utilizar a água economizada na geração de energia elétrica de fonte hidráulica diminuindo, assim, os gastos com a geração de energia elétrica por fonte térmica. As medidas de eficiência hídrica propostas e implantadas foram basicamente duas: A primeira foi a instalação de dois carneiros hidráulicos, idênticos, operando em paralelo ou isolado, aproveitando água proveniente de uma subnascente que constantemente, por meio de uma ducha, era desperdiçada no canal de fuga da central hidrelétrica. A segunda medida de eficiência foi o ajuste do volume captado na nascente principal, cessando a perda que ocorria, pelo ladrão, nos tanques de abastecimento e, com isso permitir que maior volume de água seja acumulado no reservatório da central hidrelétrica e consequentemente mais energia fosse gerada no parque.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: OLIVEIRA, Keila Cristina Fernandes de. Estudos de Eficiência Hidroenergética: Estudo de Caso Parque Estadual da Ilha Anchieta – Ubatuba/SP. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Data do documento: 26-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira6_2014.pdf7,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.