Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/559
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e Políticas Públicas: A ressocialização de recuperandos em uma Unidade Prisional do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): CARVALHO, João Francisco Sarno
Abstract: A proposta deste trabalho circunscreve-se ao tema do desenvolvimento, levando-se em consideração ampliações de liberdades substantivas e cidadania. Discute-se o processo de ressocialização de recuperandos realizado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) situada no município de Pouso Alegre, na região sul de Minas Gerais. Justifica-se, uma vez que o crescimento do espaço público não-estatal na gestão de políticas públicas prisionais emerge no Brasil em que cresce a demanda de intervenção do Estado, em conjunto com a sociedade civil organizada e governo. Objetiva-se apreender qual o significado dado pelos atores sociais envolvidos acerca das políticas públicas desenvolvidas na unidade da APAC em Pouso Alegre. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se documentos da instituição e ferramentas antropológicas, por exemplo, a observação participante em um evento pilar do método APAC de ressocialização, a Jornada de Libertação com Cristo. Na sistematização parcial dos dados, a partir da opinião dos atores sociais envolvidos, existem diferenças entre as políticas públicas prisionais geridas pelo terceiro setor e pelo Estado quando se abordam os métodos e técnicas de ressocialização. Entretanto, embora estejam em conformidade com as legislações vigentes no Brasil, as políticas públicas prisionais geridas pelo terceiro setor baseiam-se na lógica da eficiência gerencial e motivações religiosas como nessas técnicas de ressocialização.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: CARVALHO, João Francisco Sarno. Desenvolvimento e Políticas Públicas: A ressocialização de recuperandos em uma Unidade Prisional do Sul de Minas Gerais. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/559
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho1_2016.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.