Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/561
Tipo: Dissertação
Título: Membranas Poliméricas a base de PMAA/Poliβciclodextrina para a liberação controlada de Losartan Potássico.
Autor(es): BRAGA, Laura Guimarães
Abstract: A eletrofiação é um método promissor para obtenção de fibras e partículas poliméricas com tamanhos nanométricos e micrométricos para a liberação controlada de fármacos utilizando forças eletrostáticas. O presente trabalho teve como objetivo produzir nanofibras uniaxiais hidrofóbicas a base de poli-β-ciclodextrina (poliβCD) com poli (ácido metacrílico), PMAA, por eletrofiação. As fibras foram desenvolvidas para a liberação de losartan potássico, fármaco pertencente à classe dos inibidores de angiotensina comumente utilizado em tratamentos anti-hipertensivos e, analisar as propriedades físico-químicas desse sistema. Foram produzidas blendas de PMAA / poliβCD nas proporções de 100: 0, 95: 5, 90: 10 e 80: 20. A poliβCD foi sintetizada por meio de reações de policondensação de epicloridrina com βCD alcançando um rendimento próximo a 32 %. As ciclodextrinas são oligossacarídeos cíclicos, compostos por unidades de D-glicose, unidas por ligações glicosídicas α (1→4) e derivados da hidrólise enzimática do amido As cavidades presentes nas CDs são capazes de formar complexos de inclusão com moléculas orgânicas. O PMAA é um polímero biodegradável e biocompatível pertencente à classe dos acrílicos. O sistema de PMAA / poliβCD para a liberação de losartan potássico foi caracterizado por espectroscopia de absorção na região do infravermelho por transformada de Fourier com Refletância Total Atenuada – FTIR-ATR, espectroscopia de absorção ultravioleta-visível - UV-Vis, ângulo de contato da água com a superfície do material, análise termogravimétrica - TG, microscopia eletrônica de varredura - MEV, calorimetria de titulação isotérmica - ITC e estudo de cinética de liberação in vitro. A polimerização foi indicada pela avaliação dos perfis no FTIR-ATR e TG. Por meio das imagens de MEV identificou-se fibras morfologicamente uniformes, com ausência de gotas, poros e com diâmetro entre 250-450 nm. A interação entre as moléculas PMAA / poliβCD e losartan/PMAA demonstrou-se forte (Kₐ ≥ 10⁵) e espontânea. Após 15 dias dos estudos de cinética de liberação in vitro observou-se um perfil de dissolução lento e foi quantificado somente ≈ 30 % do fármaco, comprovando a afinidade do fármaco pela matriz. Além disso, esse perfil foi comparado a três modelos matemáticos, sendo melhor descrito pelo modelo de Higuchi e, foi classificado como difusão de Fick. Frente aos resultados, as blendas de PMAA / poliβCD podem ser uma boa estratégia para o desenvolvimento de sistemas poliméricos para liberação controlada de fármacos.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: BRAGA, Laura Guimarães. Membranas Poliméricas a base de PMAA/Poliβciclodextrina para a liberação controlada de Losartan Potássico. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/561
Data do documento: 1-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_braga_2016.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.