Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Análise, Seleção e Priorização de projetos de melhoria em uma Empresa do Setor Automotivo.
Autor(es): YAMANE, Alexandre Kenji
Abstract: A alta competitividade do setor automotivo demanda uma contínua busca por redução de custos em toda a cadeia de fornecimento. A sobrevivência e crescimento dessas empresas dependem diretamente da excelência operacional na gestão de projetos de melhoria alinhados com os objetivos estratégicos, objetivos estes, que podem ser definidos no mapa estratégico e desdobrados do Balanced Scorecard. Ao verificar a eficácia, após a conclusão desses projetos, através do cálculo de retorno financeiro real em comparação com o cálculo de retorno financeiro estimado no projeto, observou-se que as metodologias de análise de viabilidade de investimentos em concordância com a estratégia da organização são pouco empregadas e, quando realizadas mostram que 74,5% dos projetos vêm apresentado resultados não desejados. O objetivo principal deste estudo é aprimorar, em uma empresa do setor automotivo, o retorno financeiro proveniente dos seus projetos de melhoria. Para atingir esse objetivo foi adaptada uma sistemática de procedimentos de análise, seleção e priorização de projetos de melhoria, além de aperfeiçoar e padronizar o sistema de gerenciamento do cálculo financeiro. A metodologia adotada nesse trabalho é a pesquisa-ação que proporcionou o desenvolvimento conjunto das melhores práticas a fim de criar uma sistemática de procedimentos que permitiram identificar projetos com maior potencial de retorno financeiro. Os resultados obtidos, após a aplicação das melhorias, mostraram que foi possível otimizar o emprego de recursos em projetos de melhoria com maior retorno financeiro, aumentando em 8% o retorno financeiro sobre o valor agregado na organização, além de evidenciar uma melhora significativa na favorabilidade dos usuários com relação à eficiência e eficácia do sistema de gerenciamento de cálculo financeiro.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: YAMANE, Alexandre Kenji. Sistema de Análise, Seleção e Priorização de projetos de melhoria em uma Empresa do Setor Automotivo. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Data do documento: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_yamane_2016.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.