Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/563
Tipo: Dissertação
Título: A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Autor(es): REIS, Regina Sallete Fernandes
Abstract: Este trabalho teve como propósito proporcionar a reflexão de docentes das escolas municipais de educação básica de Piranguinho - MG, com um curso de formação continuada, no que se refere ao conteúdo de geometria para essa etapa de ensino, desenvolvendo uma abordagem de cunho qualitativo, no qual o pesquisador é participante e busca compreender, ressaltar, refletir, repensar e transformar a prática pedagógica dele e de outros professores que compartilham o conteúdo de geometria dos anos iniciais por meio desse curso. O objetivo é promover uma reflexão dos docentes com um olhar cuidadoso ao conteúdo de geometria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a facilitar a compreensão, o entendimento e, a partir daí, repensar a prática, desfazendo o receio dos professores em trabalhar com temas de geometria. Adotamos para essa pesquisa a metodologia de Thomas A. Romberg e por ser um mestrado profissional desenvolveu-se como produto final um material de apoio para os professores dessa etapa de ensino. Na pesquisa utilizamos questionários, entrevistas e relatos compondo a coleta de evidências. A insegurança e o receio dos professores em trabalhar com um conteúdo de matemática é grande, com isso, essa pesquisa proporcionou um curso de formação continuada em que os professores puderam fazer trocas e enriquecer seus conhecimentos, levando-os a repensar sua aprendizagem e sua prática, auxiliando na mudança de postura destes profissionais. Nos relatos e entrevistas percebemos que as atividades foram úteis e importantes para a reflexão dos professores, eles aplicaram em suas aulas e demonstraram em seus comentários que buscaram os conceitos quanto aos assuntos abordados durante o curso. É durante a formação continuada que o professor busca apoio e segurança para aprimorar sua prática pedagógica, complementá-la com a do outro, através da troca de experiência, da reflexão do repensar as suas aulas e seu conhecimento.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: REIS, Regina Sallete Fernandes. A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/563
Data do documento: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_reis2_2016.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.