Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Tipo: Dissertação
Título: Análise do Potencial Energético proveniente do lodo de esgoto produzido pelas Estações de Tratamento do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): FELCA, Aline Tathyana Alves
Abstract: Cerca de 2% do consumo de energia elétrica no setor público deve-se ao saneamento, o que representa a segunda maior despesa operacional das estações de tratamento, perdendo apenas para a despesa com pessoal. No Brasil, somente 40% do esgoto é adequadamente tratado, mas o governo tem intensificado os investimentos neste setor e a perspectiva é de que até 2033 todo o esgoto que é gerado no país seja corretamente disposto e tratado, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). O lodo constitui um dos principais subprodutos no tratamento de esgoto; o correto tratamento a que deve ser submetido também representa um alto custo operacional para o sistema. Com o crescimento esperado do setor, deve ser realizada uma avaliação sobre a melhor forma de gerenciamento dos subprodutos, visando a maior sustentabilidade, bem como considerar um retorno energético-financeiro na tentativa de se obter um equilíbrio nas receitas. O aproveitamento energético do biogás produzido por meio da digestão anaeróbia do lodo constitui uma alternativa de tratamento capaz de gerar energia térmica e elétrica, concomitante a uma destinação ambientalmente adequada. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou a avaliação do potencial energético do lodo que é gerado nas estações de tratamento de esgoto (ETE) do Sul de Minas Gerais e a realização de uma análise econômica dentro desse aproveitamento energético nas ETE’s, bem como as análises das características físico-químicas (ST, SF, SV, DBO, DQO e NTK) destes lodos e a capacidade de produção de biogás. Amostras de lodo oriundas aos municípios de Varginha, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá foram alocadas em biodigestores para a produção de biogás. O pH e a temperatura foram monitorados em todo período de operação do experimento e foi possível estimar o valor de potência útil e energia gerada para cada um dos municípios mencionados e para toda a região sul do estado. Os resultados demonstraram que esta região seria capaz de gerar teoricamente o total de 23,6 GWh/ano de energia, sendo que o município de Pouso Alegre apresentou o melhor potencial útil teórico (329,40 kW) enquanto que Varginha, o menor (71,39 kW). No entanto, os cálculos financeiros demonstraram inviabilidade econômica para a construção de usina fornecedora de energia nas quatro estações de tratamento analisadas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: FELCA, Aline Tathyana Alves. Análise do Potencial Energético proveniente do lodo de esgoto produzido pelas Estações de Tratamento do Sul de Minas Gerais. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Data do documento: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_felca_2016.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.