UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/574
Tipo: Tese
Título: Desempenho de Topologias de Redes de Comunicações aplicado ao monitoramento de Sistema Elétrico de Potência simulado em tempo real.
Autor(es): RAMALHO, Guilherme Rosse
Abstract: Esta tese apresenta a integração de um sistema elétrico de potencia simulado em tempo real a um programa externo caracterizando uma aplicação de monitoramento do perfil de tensão eficaz em um centro de controle do sistema elétrico. É apresentada uma breve descrição do conceito de redes elétricas inteligentes que visa a integração de diferentes aplicações ao legado e tradicional sistema elétrico de potencia, dando enfoque quanto a diferentes requisitos de desempenho disponibilizados pela literatura. Ao contrário do gerenciamento tradicional e unidirecional do fluxo de potência, as redes elétricas inteligentes apresentam novas formas de geração e modelos de negócios que obrigatoriamente dependem de uma infraestrutura de comunicação que contemple não somente os grandes geradores, linhas de transmissão e subestações de interconexão, mas também permita controle de cargas individuais de consumidores. Diferentes topologias e tecnologias de telecomunicações podem ser empregadas pelo setor elétrico e nesta tese foram empregadas tecnologias disponíveis aos consumidores de telecomunicações tradicionais de forma a integrar um simulador hospedado no CERIn e uma aplicação que pode empregar acesso a rede de dados interna ou externa à infraestrutura do CERIn. Para cada requisição enviada em diferentes redes e distancias pela aplicação externa, é monitorado o tempo de comunicação para se analisar quais das aplicações para redes elétricas inteligentes apresentadas no corpo desta tese é adequada e também definir parâmetros mais restritos quanto ao atraso admissível para diferentes aplicações.
Citação: RAMALHO, Guilherme Rosse. Desempenho de Topologias de Redes de Comunicações aplicado ao monitoramento de Sistema Elétrico de Potência simulado em tempo real. 2016. 152 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/574
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_ramalho_2016.pdf7.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.