UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/581
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de Metodologia para Determinação da Queda de Desempenho Térmico de Turbinas a Vapor em Ciclo Combinado com Cogeração.
Autor(es): FLÔRES, Luiz Fernando Valadão
Abstract: A necessidade cada vez maior na utilização de instalações termelétricas mais eficientes e menos onerosas, tendo em vista o seu uso para geração de energia elétrica no Brasil, ter aumentado significativamente nas últimas décadas, acaba por incentivar o desenvolvimento de tecnologias para o monitoramento de sua operação. Assim, melhorias no desempenho térmico das turbinas a vapor irão auxiliar a obter vantagens competitivas no mercado pela redução de custos operacionais e aumento da disponibilidade da planta na produção de energia, com maior eficiência. O trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia e de uma ferramenta computacional, baseado na metodologia de Spencer, Cotton e Cannon, para determinar a queda de desempenho térmico de turbinas a vapor operando em Ciclo Combinado com Cogeração. Foram feitos vários ajustes à metodologia originalmente escolhida como referência, destacando-se que a mesma não previa o uso da Cogeração, ou seja, não previa extrações em estágios intermediários da turbina a vapor. Assim, a metodologia foi modificada para contemplar a extração de vapor, e os resultados obtidos considerados satisfatórios. Diante dos resultados apresentados, observa-se que os maiores desvios dos valores obtidos para a eficiência ocorreram na seção de baixa pressão, com 2,14% o maior, principalmente em virtude da grande quantidade de parâmetros que variam simultaneamente e da forte influência da extração nessa seção, o que não ocorre nas seções de alta e baixa pressão da turbina a vapor.
Citação: FLÔRES, Luiz Fernando Valadão. Desenvolvimento de Metodologia para Determinação da Queda de Desempenho Térmico de Turbinas a Vapor em Ciclo Combinado com Cogeração. 2016. 262 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/581
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_flores_2016.pdf9.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.