Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/589
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de Caso para melhoria do processo de tomada de decisão no Laboratório Nacional de Astrofísica: Uma aplicação prática através da Geração de Cenários.
Autor(es): SPOSITO, Luciana Mangueira da Silva
Abstract: Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver um sistema que produzisse informações mais consistentes para tomada de decisão pelos gestores do Laboratório Nacional de Astrofísica, utilizando, para tanto, dados referentes ao período de 2011 a 2015. A partir da detecção e análise das principais deficiências do modelo de planejamento utilizado para nortear a execução dos recursos, buscou-se uma alternativa que considerasse o contingenciamento incerto dos mesmos. O estudo de caso teve uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo fazendo uso da geração de cenários, com a finalidade de propiciar a visualização das reais opções de decisão. Através do aplicativo Excel®, foram realizadas simulações associando os dados coletados aos percentuais variáveis de contingenciamento que influenciaram a execução dos projetos primordiais do LNA. O resultado alcançado foi a criação de um sistema de informação acessível que permite que seja dado suporte aos decisores, através de uma ferramenta já utilizada - o Excel®, em conjunto com a metodologia desenvolvida, culminando na visualização em tempo hábil da opção que propiciará mais satisfatoriamente o alcance do nível de efetividade e qualidade almejado. Espera-se que o processo de tomada de decisão torne-se um ciclo capaz de produzir informações de excelência, proporcionando a efetividade do gasto público.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: SPOSITO, Luciana Mangueira da Silva. Estudo de Caso para melhoria do processo de tomada de decisão no Laboratório Nacional de Astrofísica: Uma aplicação prática através da Geração de Cenários. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/589
Data do documento: 22-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sposito_2016.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.