Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/593
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem de gaseificador co-corrente utilizando diferentes fluidos de gaseificação.
Autor(es): NASCIMENTO, Francisco Regis Machado
Abstract: O presente trabalho realiza uma análise da gaseificação em leito fixo co-corrente utilizando misturas de ar vapor e oxigênio. Um modelo de equilíbrio foi desenvolvido em Scilab® para simular as mais diversas condições de misturas de ar vapor e oxigênio como meio gaseificante e o modelo matemático foi validado através de uma série de ensaios experimentais realizados nas instalações do NEST – Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída da Universidade Federal de Itajubá em gaseificador co-corrente de leito fixo de dupla entrada, sendo uma delas alimentada por ar e outra por vapor saturado. A influência da composição das misturas de ar, vapor e oxigênio através da relação vapor biomassa (SB), razão de equivalência (ER) e o teor de oxigênio (OP) são analisadas para determinar as melhores condições de operação na obtenção da qualidade do gás de síntese desejado seja para a produção de hidrogênio, de biocombustíveis ou como combustível para a queima direta ou em MCI ou turbinas a gás com a finalidade de produção de energia elétrica. O modelo mostra que existe uma faixa ótima de teor de oxigênio e de vapor no meio gaseificante que permite ao usuário definir as melhores condições de operação para a qualidade do gás desejado conforme a aplicação requerida.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: NASCIMENTO, Francisco Regis Machado. Modelagem de gaseificador co-corrente utilizando diferentes fluidos de gaseificação. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/593
Data do documento: 6-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nascimento1_2015.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.