Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/602
Tipo: Tese
Título: Influência dos Parâmetros de Soldagem e do Tratamento Térmico sobre a Suscetibilidade à Corrosão Sob Tensão de Juntas Soldadas do Aço Inoxidável Austenítico AISI 317L usado na Indústria de Petróleo e Gás Natural.
Autor(es): ANTUNES, Pedro Duarte
Abstract: Neste trabalho foi investigado a influência dos parâmetros de soldagem e do tempo de tratamento térmico de envelhecimento sobre as propriedades mecânicas e sobre a suscetibilidade ao trincamento por corrosão sob tensão (CST) de juntas soldadas do aço inoxidável austenítico AISI 317L em solução aquosa de MgCl₂ (43%). Dois tipos de metais de adição (AWS ER317L e AWS ER2209) foram usados com o intuito de se produzir juntas soldadas com zonas fundidas de diferentes composições químicas, além de dois diferentes valores de aporte térmico (4 e 8 kJ/cm) que foram usados para verificar a influência deste parâmetro na precipitação de fases deletérias indesejáveis. As amostras foram envelhecidas em dois diferentes períodos de tempo: 50 e 100 horas, em forno mufla à 700°C. Para analisar a microestrutura das juntas soldadas foi utilizado um Microscópio Ótico (MO) e um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). As propriedades mecânicas das juntas soldadas foram analisadas por meio de testes de tração e microdureza Vickers. Para avaliar a suscetibilidade das juntas soldadas ao trincamento por corrosão sob tensão, foi usado o método de teste sob carga constante seguido da caracterização microestrutural dos corpos de prova testados. A suscetibilidade à CST foi avaliada em termos do tempo para fratura. Os valores de microdureza encontrados nas juntas soldadas apresentaram uma boa correlação com a microstrutura e com os ensaios de tração. As juntas soldadas com o metal de adição AWS ER2209 apresentaram limites de escoamento e de resistência à tração superiores em relação às juntas soldadas com o metal de adição AWS ER317L. A condição de soldagem que apresentou juntas com maior resistência mecânica foi usando o eletrodo AWS ER2209 e energia de 4 kJ/cm. O tratamento térmico de envelhecimento (TTE) influenciou positivamente na resistência à CST. O eletrodo AWS ER2209 apresenta-se como o metal de adição mais indicado para uso nas soldas de reparo a serem realizadas em equipamentos da indústria de petróleo compostos de aço inoxidável austenítico AISI 317L e sujeitos à CST.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: ANTUNES, Pedro Duarte. Influência dos Parâmetros de Soldagem e do Tratamento Térmico sobre a Suscetibilidade à Corrosão Sob Tensão de Juntas Soldadas do Aço Inoxidável Austenítico AISI 317L usado na Indústria de Petróleo e Gás Natural. 2016. 199 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/602
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_antunes_2016.pdf41,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.