Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/604
Tipo: Tese
Título: Lodo de Leito de Secagem (LLS): Caracterização, aproveitamento energético e avaliação do Ciclo de Vida.
Autor(es): SILVA, Ana Paula Moni
Abstract: O lodo de esgoto após ser tratado apresenta alta umidade e deve ser submetido a um processo para diminuição da quantidade de água para ser disposto em aterro. O objetivo desta tese foi caracterizar o lodo digerido em reatores UASB durante o processo de deságue em leitos de secagem (Lodo de Leito de Secagem - LLS); aplicar a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para diferentes cenários de disposição para o LLS; verificar a possibilidade da recuperação energética desse resíduo e a viabilidade econômica, quando submetido à Digestão Anaeróbia (DA) e incinerado. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho abrangeu as seguintes etapas: determinação de dados para a caracterização do potencial de geração de metano do LLS; para três diferentes cenários foram estimadas as emissões gasosas, o potencial de recuperação energética e a análise econômica. As análises laboratoriais foram realizadas com amostras coletadas na ETE Sapucaí - Itajubá/MG, sendo medido o poder calorífico, a quantidade de cinzas geradas pelo processo de queima e estimada a produção de metano por meio de dois experimentos para avaliação quali-quantitativa da geração de biogás. Para tanto, foi construída uma célula experimental para simular a DA do Lodo de Leito de Secagem (LLS) e utilizado o Automatic Methane Potential Test System (AMTPS). Foram analisados três diferentes cenários: disposição do LLS em aterro/vala; biodigestão e a incineração do LLS. O programa SimaPro® e o CML 2 baseline 2000 são utilizados como ferramentas metodológicas na ACV. O rendimento de metano gerado pelo LLS resultou em valor menor se comparado ao produzido pelo lodo de descarte do reator UASB, mas deve ser considerado nos estudos de impactos ambientais. A análise econômica do aproveitamento energético, por meio de DA e queima, foi realizada para uma população de 300.000 habitantes (270 toneladas de LLS por mês), sendo considerada inviável economicamente, caso seja a única forma de exploração na ETE. A partir dos resultados gerados pela ACV e pelo balanço energético, pode-se verificar que para todos os cenários a categoria de impacto referente ao aquecimento global é influenciada, praticamente na sua totalidade, pelas emissões de biogás do resíduo no leito de secagem. O processo de incineração apresenta os menores impactos entre as categorias analisadas, exceto pelos altos índices de toxicidade humana, vale ressaltar que trata-se do aproveitamento energético de maior custo.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: SILVA, Ana Paula Moni. Lodo de Leito de Secagem (LLS): Caracterização, aproveitamento energético e avaliação do Ciclo de Vida. 2016. 182 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/604
Data do documento: 11-Ago-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_silva2_2016.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.