Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/605
Tipo: Dissertação
Título: Análise de características de textos de divulgação científica da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química.
Autor(es): BATISTELE, Márcio César Braga
Abstract: Alguns estudos na literatura têm discutido a função educativa dos textos de divulgação científica (TDC) em sala de aula. Nesta pesquisa realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica nos Encontros Nacionais de Pesquisa em educação em Ciências (ENPEC) e em revistas da área de Ensino (Qualis A1, A2 e B1), buscando localizar trabalhos que descrevem a aplicação de atividades didáticas que usam TDC em sala de aula da educação básica. Identificamos 15 trabalhos que apresentaram atividades didáticas aplicadas em sala de aula de ciências da educação básica, abrangendo TDC de revistas, jornais, livros de divulgação científica etc. Analisamos nos trabalhos os seguintes aspectos: contextos de aplicação das atividades (escola, nível de ensino, disciplina); objetivos didáticos; tipos de materiais didáticos usados; estratégias utilizadas; contribuições das atividades; dificuldades encontradas pelos autores para realização das atividades com TDC. Nessa revisão bibliográfica verificamos a importância de estudos que analisem os conteúdos e características linguísticas de TDC a fim de oferecer subsídios aos professores para a escolha de materiais dessa natureza. Nesse contexto, a finalidade desta pesquisa é estudar algumas características discursivas e potencialidades didáticas de textos de divulgação científica relacionados à Química e áreas afins da revista Minas Faz Ciência – uma revista de divulgação científica publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Adotamos como referenciais teóricos os estudos de Zamboni sobre os aspectos do discurso da divulgação científica, e Ribeiro sobre as potencialidades educativas do TDC. Foram selecionados dez textos da revista Minas Faz Ciência para este estudo, envolvendo temas atuais, como água, meio ambiente, energia, entre outros. Para análise dos textos, adotamos a metodologia de análise textual discursiva descrita por Moraes e Galliazzi. Os resultados indicaram algumas potencialidades didáticas dessa revista. Observamos nos textos a predominância dos aspectos didáticos e laicos, devido à presença de características como: procedimentos explicativos, recuperação de conhecimentos tácitos, temáticas e abordagens contextualizadas, linguagem acessível, recursos visuais atrativos. Também foram observados alguns aspectos relacionados ao funcionamento da atividade científica e sua relação com o contexto social. Os resultados apontam que os textos da revista Minas Faz Ciência podem ser úteis para a educação em ciências.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: BATISTELE, Márcio César Braga. Análise de características de textos de divulgação científica da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/605
Data do documento: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_batistele_2016.pdf6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.