Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/610
Tipo: Tese
Título: Projeto de Turbinas Radiais Operando no Ciclo Rankine Orgânico Utilizando Metodologias de Otimização e CFD.
Autor(es): SARMIENTO, Angie Lizeth Espinosa
Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerotermodinâmico de turbinas radiais utilizadas em Ciclos Rankine Orgânicos subcríticos. Inicialmente, foi realizada uma análise unidimensional onde as propriedades termodinâmicas dos fluidos de trabalho, R245fa e R123, são calculadas a partir de modelos já validados, baseados na formulação de gases reais e contidos no programa REFPROP©. Posteriormente, foram utilizadas técnicas de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) para determinar as principais características de desempenho das turbinas radiais numa ampla faixa de operação. Por último, é apresentado um procedimento de otimização no ponto de projeto com o intuito de atingir a máxima eficiência possível, aplicado ao rotor da turbina radial que opera com o fluido R245fa, integrando técnicas de CFD, construção de superfícies de resposta mediante o uso de funções de base radial (RBF - Radial Basis Function) e Algoritmos Genéticos. A metodologia desenvolvida mostrou-se uma ferramenta apropriada para o projeto de turbinas radiais, pois permitiu definir eficazmente alguns parâmetros geométricos que não podem ser considerados na análise unidimensional, conseguindo melhorar o desempenho da turbina e reduzindo consideravelmente o custo computacional.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: ESPINOSA, Angie Lizeth Sarmiento. Projeto de Turbinas Radiais Operando no Ciclo Rankine Orgânico Utilizando Metodologias de Otimização e CFD. 2016. 136 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/610
Data do documento: 3-Nov-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_espinosa_2016.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.