Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Lauren Caroline Lima-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Lauren Caroline Lima. Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615-
dc.description.abstractO ensino de Biologia visa dar subsídios para que os discentes possam utilizar estes conceitos para compreender e opinar no âmbito social, ético, cultural e financeiro desse campo do conhecimento, que interferem diretamente na vida das pessoas. O presente trabalho visa contribuir, de forma prática, para a formação de alunos do ensino médio, considerando a Alfabetização Científica. Para tanto, foi desenvolvida uma Sequência Didática, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação. A Sequência Didática apresenta-se como uma possibilidade prática de aproximar as tecnologias, o conhecimento científico, professores e alunos. Para o desenvolvimento dessa Sequência Didática foram considerados os Estilos de Aprendizagem, apontados pelos alunos como preferenciais e os indicadores de Alfabetização Científica, visando o aprimoramento dos alunos na perspectiva da Alfabetização Científica. A Sequência Didática proposta foi avaliada por três professores de Biologia que lecionam em escolas públicas e particulares. Aos avaliadores foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam na estrutura da Sequência Didática em termos de conteúdo, organização, forma e viabilidade de aplicação em sala de aula. A avaliação da Sequência Didática, por professores da área, se mostrou como um importante instrumento para a validação da mesma, antes da aplicação aos alunos. Os resultados obtidos indicam que os recursos utilizados para a elaboração da Sequência Didática são simples e de fácil utilização, por qualquer pessoa devidamente instruída e podem contribuir para o ensino e aprendizagem de biologia em especial a Genética. Almeja-se que esta Sequência Didática possa ser utilizada como apoio pedagógico para o ensino de Genética básica, auxiliando professores e alunos no processo de ensino deste conteúdo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages114 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Biologiapt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseEstilos de Aprendizagempt_BR
dc.keywords.englishBiology Teachingpt_BR
dc.keywords.englishDigital Technologies Information and Communicationpt_BR
dc.keywords.englishLearning Stylespt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Milady Renata Apolinário da-
dc.orientador.coorientadorSACHS, Daniela-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-12-14T16:48:09Z-
dc.date.accessioned2016-12-14T16:48:09Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_costa_2016.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.