Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica.
Autor(es): COSTA, Lauren Caroline Lima
Abstract: O ensino de Biologia visa dar subsídios para que os discentes possam utilizar estes conceitos para compreender e opinar no âmbito social, ético, cultural e financeiro desse campo do conhecimento, que interferem diretamente na vida das pessoas. O presente trabalho visa contribuir, de forma prática, para a formação de alunos do ensino médio, considerando a Alfabetização Científica. Para tanto, foi desenvolvida uma Sequência Didática, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação. A Sequência Didática apresenta-se como uma possibilidade prática de aproximar as tecnologias, o conhecimento científico, professores e alunos. Para o desenvolvimento dessa Sequência Didática foram considerados os Estilos de Aprendizagem, apontados pelos alunos como preferenciais e os indicadores de Alfabetização Científica, visando o aprimoramento dos alunos na perspectiva da Alfabetização Científica. A Sequência Didática proposta foi avaliada por três professores de Biologia que lecionam em escolas públicas e particulares. Aos avaliadores foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam na estrutura da Sequência Didática em termos de conteúdo, organização, forma e viabilidade de aplicação em sala de aula. A avaliação da Sequência Didática, por professores da área, se mostrou como um importante instrumento para a validação da mesma, antes da aplicação aos alunos. Os resultados obtidos indicam que os recursos utilizados para a elaboração da Sequência Didática são simples e de fácil utilização, por qualquer pessoa devidamente instruída e podem contribuir para o ensino e aprendizagem de biologia em especial a Genética. Almeja-se que esta Sequência Didática possa ser utilizada como apoio pedagógico para o ensino de Genética básica, auxiliando professores e alunos no processo de ensino deste conteúdo.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: COSTA, Lauren Caroline Lima. Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615
Data do documento: 22-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_costa_2016.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.