UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/622
Tipo: Tese
Título: Avaliação da combustão de bagaço e palha de cana-de-açúcar numa fornalha de caldeira industrial AMD a partir da modelagem por CFD.
Autor(es): CENTENO, Felipe Orlando González
Abstract: Apresenta-se um modelo CFD para avaliação da combustão de bagaço e palha de cana-de-açúcar polidispersos numa caldeira industrial. O modelo foi desenvolvido no aplicativo comercial ANSYS FLUENT e inclui funções definidas pelo usuário programadas em linguagem C para definir o fenômeno de liberação dos voláteis e também a queima do combustível na grelha da fornalha. Observou-se mediante simulação com o modelo que a devolatilização é o fenômeno que acontece na maior parte da trajetória da partícula. Já o carbono fixo é queimado principalmente na grelha ou então arrastado até a saída. Partindo dos resultados fornecidos pelo modelo foi possível também quantificar a eficiência da queima e verificar a influência de algumas variáveis como umidade do combustível, relação ar primário/ar secundário, excesso de ar e aerodinâmida do ar secundário.
Citação: CENTENO, Felipe Orlando González. Avaliação da combustão de bagaço e palha de cana-de-açúcar numa fornalha de caldeira industrial AMD a partir da modelagem por CFD. 2015. 199 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/622
Data do documento: Nov-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_centeno_2015.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.