Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/623
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de gerenciamento do Processo de Manutenção de Aeronaves baseado em Indicadores de Desempenho.
Autor(es): LIMA, André Luiz de
Abstract: A crescente demanda pela manutenção de aeronaves indica a necessidade de melhor gestão do processo de manutenção. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta de utilização de indicadores de desempenho para a gestão do processo de manutenção de aeronaves. Tais indicadores foram sugeridos pelos gestores deste processo, pois foi identificado durante o desenvolvimento deste trabalho a falta de visibilidade dos processos a serem geridos, ou em alguns casos, onde existiam indicadores, na opinião dos gestores é preciso melhorar a sistemática de elaboração e divulgação dos mesmos. Utilizou-se a revisão da literatura para conceituar manutenção e indicadores de desempenho, sendo possível em seguida contextualizar estes temas e investigar as lacunas existentes na gestão deste tipo de processo. Este estudo se delimita no processo de manutenção de helicópteros em uma empresa líder no mercado brasileiro. A metodologia utilizada foi estudo de caso, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e de objetivo exploratório. Verificou-se através dos resultados obtidos que há uma grande oportunidade de melhoria no processo de gestão de manutenção de aeronaves, visto que esse processo não explora a utilização de indicadores de desempenho o quanto poderia. Pode-se observar ainda que a falta de credibilidade nos indicadores existentes faz com que a maioria dos gestores deste processo olhem com desconfiança para os números apresentados, e não depositem a credibilidade de que os indicadores de desempenho podem contribuir positivamente para a tomada de decisões dentro da organização.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: LIMA, André Luiz de. Proposta de gerenciamento do Processo de Manutenção de Aeronaves baseado em Indicadores de Desempenho. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/623
Data do documento: 22-Out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lima2_2015.pdf939,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.