Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/648
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Indicadores de Desempenho na Infraestrutura Laboratorial de uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Autor(es): LEME, Marcela da Silveira
Abstract: O laboratório didático exerce uma importante função no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos de ciências, tecnologia, engenharias e matemática. A medição da intensidade do uso do espaço dos laboratórios é um elemento essencial para o gerenciamento da infraestrutura laboratorial, proporcionando a oportunidade de maximizar sua utilização e minimizar os custos operacionais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar a aplicação de indicadores de desempenho na infraestrutura laboratorial de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para atingir tal objetivo, foi realizado um levantamento dos princípios orientadores da medição de desempenho que deu origem à proposição de um conjunto de indicadores, baseado no guia de boas práticas Space Management in Higher Education: A Good Practice Guide, para medir a intensidade de uso dos laboratórios quanto às atividades didáticas. A condução do estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) incluiu uma fase quantitativa e uma fase qualitativa. Os resultados das análises demonstraram que os indicadores se constituem em instrumentos úteis de suporte à tomada de decisão ao indicar as áreas de subutilização e superutilização.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: LEME, Marcela da Silveira. Aplicação de Indicadores de Desempenho na Infraestrutura Laboratorial de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/648
Data do documento: 9-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_leme_2016.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.