Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e Processamento de Sinais em Sensores Ultrassônicos de Vazão baseados em Tempo de Trânsito.
Autor(es): SALDANHA, Wanderson Eleutério
Abstract: A fim de promover um estudo sobre o comportamento dos sinais ultrassônicos utilizados nos medidores de vazão baseados no método do tempo de trânsito, neste trabalho, de acordo com o princípio de medição descrito, foi montada uma unidade didática para medição da vazão e desenvolvido um modelo simples deste medidor para identificar as características dos pulsos ultrassônicos que permitem avaliar suas respostas nesta aplicação. Todas as partes e ensaios deste trabalho foram realizados num laboratório de uma instituição de ensino, a fim de incentivar a investigação sobre o tema no futuro. Os circuitos utilizados neste estudo têm baixa complexidade e os custos não são elevados. O objetivo de visualizar os sinais ultrassônicos e a diferença entre tempos de trânsito em ambas as direções de vazão foi alcançado. Para obter sucesso nesse objetivo, alguns circuitos experimentais, a topologia final e os resultados são mostrados neste trabalho. Os resultados experimentais mostram que o método proposto é eficiente na medição da vazão, o erro é reduzido e as variações do tempo de trânsito podem ser facilmente identificadas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SALDANHA, Wanderson Eleutério. Desenvolvimento e Processamento de Sinais em Sensores Ultrassônicos de Vazão baseados em Tempo de Trânsito. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_saldanha_2016.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.