Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Tipo: Dissertação
Título: Uso de Análise Exergética para Diagnóstico de Centrais Nucleares com Reatores PWR.
Autor(es): HILÁRIO, Maicon Queiroz
Abstract: O investimento em pesquisas no campo da energia nuclear revela que a mesma é uma fonte de geração de energia em que está em constante desenvolvimento. A seu favor pesa o fato de apresentar baixo nível de emissões de gases de efeito estufa, alta confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, menores áreas para instalação da usina e reservas de combustível abundantes. Diante desse cenário, faz-se necessário conhecer melhor os processos e as tecnologias que envolvem esse campo do conhecimento. Portanto, este trabalho apresenta uma análise exergética de uma usina termonuclear com reator de água pressurizada (PWR) com uma potência elétrica de 1.770 MW e potência térmica de 4.614 MW. As análises foram realizadas para duas condições de operação: condição de projeto e válvulas completamente abertas. Com a análise exergética foi possível determinar as eficiências exergéticas da usina e de cada equipamento da usina de forma individual, sendo possível discriminar as porcentagens de irreversibilidades e identificar e quantificar os locais de maiores destruições exergéticas. As análises permitiram observar e avaliar o comportamento termodinâmico da usina nas duas condições de operação, onde a operação com as válvulas completamente abertas apresentou maiores irreversibilidades do que na condição de projeto, e por consequência, uma eficiência exergética inferior. Em ambos os casos o reator foi o equipamento responsável pelas maiores irreversibilidades do ciclo.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: HILÁRIO, Maicon Queiroz. Uso de Análise Exergética para Diagnóstico de Centrais Nucleares com Reatores PWR. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_hilario_2017.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.