Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/674
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de Alvos Multivariados em Problemas de Otimização Multi-Objetivo aplicado ao processo Solda a Ponto de Aços Galvanizados.
Autor(es): AMORIM, Leandro Framil
Abstract: As abordagens de otimização de processos de manufatura utilizadas em passado recente, comumente empregam a otimização individual dos parâmetros de qualidade, fato este que pode gerar um conjunto de parâmetros de resposta que não é necessariamente compatível com os demais. A maioria das múltiplas características de qualidade medidas nos processos de manufatura são altamente correlacionadas e, com diferentes objetivos de otimização. Dessa forma, a análise individual de cada resposta pode levar a um ótimo conflitante, uma vez que os níveis dos parâmetros de regulagem do processo que melhoram uma resposta podem, de outro modo, degradar outro. Dessa maneira, a aplicação desses métodos de otimização tradicionais, sem considerarem essa alta correlação de suas variáveis podem causar a instabilidade do modelo, sobreajuste e imprecisão nos coeficientes de regressão. Assim, considerando processos multivariados de manufatura, o problema de pesquisa desta dissertação resume-se em propor um método para a fixação ou determinação de alvos na otimização multi-objetivo multivariada de processos de manufatura, nos quais analista possua controle sobre os parâmetros do processo e seja capaz de estimar alvos para a otimização de múltiplas respostas correlacionadas sem gerar cenários conflitantes. A proposição do método adequado se dá pela análise de duas hipóteses, sendo a primeira de que métricas multivariadas de redução de dimensionalidade modeladas produziriam afastamentos com relação ao ponto de utopia maiores do que as não-modeladas. E segunda hipótese de que a adoção de alvos por otimização individual aumentaria o afastamento global das funções em relação ao ponto de utopia. O estudo aplica o método proposto nos dados do trabalho de Baldim (2014), realizando a otimização do Processo de Solda a Ponto por Resistência Elétrica do Aço Galvanizado, utilizando para tal a fixação dos alvos das funções-objetivos por meio do Método dos Mínimos Parciais e a otimização das mesmas com o uso do Gradiente Reduzido Generalizado aplicado na minimização do Erro Quadrático Médio Multivariado. Este trabalho mostra que as duas hipóteses são verdadeiras e propõe um método adequado. Portanto, torna possível atribuir alvos para problemas de otimização multi-objetivo multivariada de funções-objetivos correlacionadas, de tal forma a se manter para os alvos as mesmas correlações das funções-objetivos originais.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: AMORIM, Leandro Framil. Proposição de Alvos Multivariados em Problemas de Otimização Multi-Objetivo aplicado ao processo Solda a Ponto de Aços Galvanizados. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/674
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_amorim_2017.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.