Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/677
Tipo: Dissertação
Título: Análise Exergética de um Sistema de Recuperação Química de uma Fábrica de Papel e Celulose.
Autor(es): PASSINI, Ricardo José
Abstract: O setor industrial produtor de papel e celulose brasileiro encontra-se com intenso investimento financeiro devido as condições favoráveis de instalação das fábricas no Brasil. Dentre estas condições, destaca-se a facilidade da produção de matéria prima devido a fácil adaptação do eucalipto em solo brasileiro, resultando na produção de celulose de boa qualidade e com preço competitivo no mercado externo. Desta forma, o método de obtenção da pasta celulósica no Brasil mais utilizado é o processo Kraft, que utiliza o licor branco para cozinhar a madeira. Após o processo de cozimento, a polpa celulósica é lavada para remoção de impurezas. Assim, é gerado um subproduto denominado de licor preto. Para a viabilidade econômica e ambiental da fábrica, o licor preto é direcionado para a Unidade de Recuperação, onde será utilizado como combustível por uma caldeira de recuperação química. A caldeira gera vapor superaquecido e um fundido inorgânico denominado smelt, que pode ser recuperado como licor branco. Desta forma, este estudo analisou o sistema de recuperação química de quatro fábricas de papel e celulose; avaliando o processo a partir da entrada do licor preto na caldeira de recuperação química até a recuperação do licor branco com base na Segunda Lei da Termodinâmica, identificando os fluxos de exergia de entrada e saída da caldeira de recuperação química, do Tanque Dissolvedor e do reator Slaker.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: PASSINI, Ricardo José. Análise Exergética de um Sistema de Recuperação Química de uma Fábrica de Papel e Celulose. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/677
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_passini_2017.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.