Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/684
Tipo: Dissertação
Título: Ciclo Limite Bifurcando a partir do Infinito em Sistemas de Controle Bidimensionais.
Autor(es): FREITAS JUNIOR, Francisco de Assis
Abstract: O foco principal deste trabalho é estudar o surgimento de um ciclo limite, a partir do infinito, no retrato de fase de sistemas de controle lineares por partes, bidimensionais e simétricos. Estes sistemas estão relacionados com a classe de campos vetoriais não diferenciáveis nos quais os teoremas clássicos de bifurcações não são aplicáveis, de modo que técnicas específicas são necessárias em suas análises. Para tais sistemas, quando linearmente dominados no infinito, são conhecidos resultados que fornecem condições suficientes para que haja uma bifurcação, a partir do infinito, de uma órbita periódica. Assumindo que esta bifurcação ocorra para um valor crítico de um parâmetro, apresentaremos condições para a existência local, unicidade, estabilidade e uma estimativa assintótica para a amplitude da órbita periódica bifurcada. Para isto faremos um estudo da primeira e segunda derivadas da transformação de Poincaré, numa vizinhança do infinito.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: FREITAS JUNIOR, Francisco de Assis. Ciclo Limite Bifurcando a partir do Infinito em Sistemas de Controle Bidimensionais. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/684
Data do documento: Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_freitas_junior_2017.pdf926,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.