Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/697
Tipo: Tese
Título: Uma Arquitetura Distribuída Flexível para Aplicações Industriais baseada no Padrão Ethernet.
Autor(es): LUGLI, Alexandre Baratella
Abstract: A suíte de protocolos TCP/IP é um dos conjuntos mais difundidos para comunicação a longa, média e curtas distâncias envolvendo sistemas computacionais. Assim, tentando uma uniformização no ambiente industrial, há alguns anos, tal padrão foi desenvolvido nesse meio. Este trabalho explora esta tecnologia, porém voltada para os ambientes industriais e tem por objetivo propor uma nova maneira de realizar o controle dos elementos de campo, utilizando uma arquitetura distribuída flexível aplicada as redes Ethernet industriais. A proposta do trabalho é o desenvolvimento de um algoritmo para escalonamento das mensagens, aplicado a uma arquitetura distribuída, com a retirada do controlador mestre, onde somente os módulos de campo e switches irão operar na rede, tendo, assim, um controle distribuído da comunicação das mensagens do barramento. O algoritmo proposto utiliza uma técnica de escalonamento tipo off-line ou pré-run-time. Assim, o trabalho desenvolve um novo conceito de comunicação, aplicado as redes Ethernet industriais, com o controle da comunicação da rede e de cada elemento de campo distribuído ao longo do processo industrial. Para isso, é necessário modelar o novo conceito de comunicação, realizar o escalonamento das mensagens (que é essencial para definir a ordem de comunicação das mensagens trafegadas na rede devido a não utilização de um controlador mestre centralizado) e realizar os testes de verificação e validação da idéia proposta.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: LUGLI, Alexandre Baratella. Uma Arquitetura Distribuída Flexível para Aplicações Industriais Baseada no Padrão Ethernet. 2013. 122 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/697
Data do documento: 7-Fev-2013
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_lugli_2013.pdf10,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.