Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/704
Tipo: Tese
Título: Efeito das Taxas de Resfriamento nas Propriedades Mecânicas e Elétricas da LIGA AA2024.
Autor(es): SILVA, Aline da
Abstract: Ligas de alumínio tratáveis termicamente são de grande importância industrial. Pesquisas envolvendo a inter-relação entre a liga (composição), a rota de fabricação e as propriedades são de interesse acadêmico e de aplicação industrial, pois visam a engenharia reversa, ou seja, a partir da propriedade desejada prever as possíveis condições/parâmetros que devem ser utilizadas no processamento da liga. Uma etapa de grande importância na rota de fabricação dessas ligas é a homogeneização, pois a microestrutura bruta de solidificação apresenta grandes gradientes de concentração, presença de fases intermetálicas interdendríticas e presença de eutéticos de baixo ponto de fusão, conferindo ao material baixa trabalhabilidade, não sendo possível submetê-lo ao processamento direto. Além disso, os elementos responsáveis pela formação dos precipitados endurecedores estão presos em eutéticos interdendríticos e distribuídos de forma heterogênea, de maneira que não possam contribuir para o aumento das propriedades mecânicas durante o tratamento térmico de envelhecimento realizado no produto final. Portanto, a liga bruta de solidificação necessita ser submetida ao tratamento térmico de homogeneização antes da extrusão ou laminação. Este trabalho visou avaliar a influência das taxas de resfriamento após a solidificação e após a homogeneização nas propriedades depois do envelhecimento da liga AA2024. Com auxílio da técnica de planejamento de experimentos a combinação tempo e temperatura de encharque mais eficiente da etapa de omogeneização para diferentes taxas de resfriamento após a solidificação, foi definida. Para avaliar a influência da taxa de resfriamento após a homogeneização a liga foi temperada em diferentes meios e a sensibilidade ao quench da liga de alumínio AA2024 foi avaliada através das curvas tempotemperatura-propriedades. Para as condições estudas neste trabalho pode-se concluir que o aumento da taxa de têmpera aumenta a microdureza e diminuiu a condutividade elétrica da liga.Também pode-se concluir que o método de têmpera interrompida, se mostrou adequado para determinação das curvas das curvas tempo-temperatura-propriedades e que o uso da técnica não destrutiva de medidas de condutividade elétrica por correntes parasitas é viável para determinação da curva das curvas tempo-temperatura-propriedades.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para Engenharia
Citação: SILVA, Aline da. Efeito das Taxas de Resfriamento nas Propriedades Mecânicas e Elétricas da LIGA AA2024. 2017. 133 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/704
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_silva1_2017.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.