Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Tipo: Dissertação
Título: Um retificador ativo CMOS de baixa potência para aplicações biomédicas implantadas.
Autor(es): LOUZADA, João Ricardo de Castilho
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um retificador ativo CMOS de baixa potência projetado para fornecer alimentação elétrica a circuitos biomédicos que estejam implantados. Apesar do retificador poder ser facilmente aplicado em outras finalidades, todos os detalhes do projeto como tipo de enlace eletromagnético, tipo de retificador e frequência de operação foram pensados para aplicações implantadas. O retificador ativo utiliza comparadores que aceleram o chaveamento dos transistores do retificador e reduzem assim as perdas causadas pela corrente reversa originada pela baixa velocidade de chaveamento dos transistores MOS conectados como diodos. O tipo de comparador proposto e utilizado nesta aplicação foi resultado do estudo feito com outros comparadores já empregados em aplicações semelhantes. Desenvolvido em processo Digital IBM 130-nm e projetado para operar na frequência de 13,56MHz, todo o projeto apresentou rendimento acima da média encontrada em publicações atuais. A eficiência PCE máxima é de 92% e o retificador consegue entregar uma tensão de saída de 1,233V para uma tensão de entrada de 1,3V.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: LOUZADA, João Ricardo de Castilho. Um retificador ativo CMOS de baixa potência para aplicações biomédicas implantadas. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_louzada_2017.pdf8,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.