Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/711
Tipo: Tese
Título: Otimização do projeto e do canal de passagem do rotor e do difusor de um compressor centrífugo para turbina a gás.
Autor(es): GUTIÉRREZ VELÁSQUEZ, Elkin Ivan
Abstract: Neste trabalho, um estudo visando determinar as características gerais ótimas de um compressor centrífugo em relação às dimensões e à forma do seu canal de passagem é apresentado. O objetivo básico é desenvolver uma metodologia de projeto e otimização da geometria do canal de passagem de um compressor centrífugo, baseada no uso de um algoritmo de Modelagem Unidimensional desenvolvido para tal fim, em uma série de simulações de CFD, em técnicas de otimização convencionais e em Metodologias de Superfície de Resposta. A metodologia desenvolvida apresentou-se como uma ferramenta apropriada para o aprimoramento de compressores centrífugos. Os resultados obtidos através do emprego da metodologia proposta permitem definir, de maneira precisa, a geometria de um compressor centrífugo, composto por rotor e difusor, possibilitando especificar tanto as dimensões gerais como os detalhes da forma e as dimensões do canal de passagem para as condições de projeto preestabelecidas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: GUTIÉRREZ VELÁSQUEZ, Elkin Ivan. Otimização do projeto e do canal de passagem do rotor e do difusor de um compressor centrífugo para turbina a gás. 2013. 155 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/711
Data do documento: 18-Jul-2013
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_velasquez_2013.pdf9,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.