Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/734
Tipo: Tese
Título: Alocação ótima de Equipamentos Facts para melhoria do desempenho dinâmico via Sistemas Imunológicos Artificiais.
Autor(es): DELBONI, Luiz Fernando Naporano
Abstract: Esta tese propõe um procedimento para reduzir custos devidos a perturbações em uma rede elétrica. Isto é feito através do gerenciamento eficiente entre os custos decorrentes de problemas de estabilidade e os investimentos necessários à sua atenuação. Para este fim, FACTS dos tipos SVC, TCSC, STATCOM e SSSC são utilizados. O foco deste trabalho está nos problemas de estabilidade do ponto de vista dinâmico. São abordados problemas de estabilidade de tensão, angular, frequência e oscilação de potência. São tratados simultaneamente. A administração da instalação dos FACTS na rede se faz pela utilização de processo de otimização. Este deve ser capaz de identificar a quantidade mínima necessária, a correta localização e tipos de FACTS a serem instalados de modo a se obter o maior ganho econômico. A contraposição entre custos decorrentes de problemas de estabilidade e os investimentos necessários à sua mitigação é considerada neste processo. Exemplos didáticos e aplicações do método proposto são apresentados. Exemplos de problemas de estabilidade considerando uma ou diversas contingências e estabilidade eletromecânica e tensão, conjuntamente, são explorados. Isto é feito através do emprego de um sistema elétrico real, de forma que as características operativas sejam aquelas observadas na operação cotidiana de um sistema de potência.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: DELBONI, Luiz Fernando Naporano. Alocação ótima de Equipamentos Facts para melhoria do desempenho dinâmico via Sistemas Imunológicos Artificiais. 2013. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/734
Data do documento: 11-Abr-2013
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_delboni_2013.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.