Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/736
Tipo: Tese
Título: Determinação de perdas e rendimento em motores elétricos empregando termografia infravermelha.
Autor(es): YAMACHITA, Roberto Akira
Abstract: O presente trabalho busca obter as perdas e o rendimento do motor elétrico pelo método termográfico, o qual parte do princípio de que as perdas em um motor elétrico se dissipam na forma de calor, e o compara com um método tradicional de separação de perdas com medição direta da potência elétrica e mecânica. Ambos os métodos são introduzidos detalhadamente, mostrando todos os passos para obtenção das perdas e do rendimento e os equipamentos utilizados. O consumo energético brasileiro vem crescendo muito ao longo dos anos e isso se deve principalmente ao crescimento populacional, ao desenvolvimento tecnológico e à dependência cada vez maior do ser humano por energia elétrica. Outro motivo que causa um crescimento desse consumo é o desperdício, o uso inadequado dos equipamentos e a utilização de equipamentos ineficientes. Um dos grandes problemas que pode ser encontrado é que, buscando uma confiabilidade alta, pessoas responsáveis pela manutenção instalam o motor superdimensionado. Logo é desejável realizar uma análise dos motores para verificar se estão sendo utilizados de acordo com a carga que está acoplada no eixo. Outro ponto de desperdício que pode ser observado é que os motores deterioram ao longo do tempo de operação, assim é necessário analisar a troca. Para determinar se é realmente viável a troca é preciso determinar as perdas e o rendimento do motor. Essa tarefa não é simples visto que na maioria dos casos essa avaliação só pode ser realizada com a parada da linha de produção que muitas vezes não é possível fazer devido à política da empresa.
Citação: YAMACHITA, Roberto Akira. Determinação de perdas e rendimento em motores elétricos empregando termografia infravermelha. 2013. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/736
Data do documento: Dez-2013
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_yamachita_2013.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.