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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ALMEIDA, Rodrigo Maximiano Antunes de | - |
dc.date.issued | 2013-12-11 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rodrigo Maximiano Antunes de. Troca de contexto segura em sistemas operacionais embarcados utilizando técnicas de detecção e correção de erros. 2013. 92 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/737 | - |
dc.description.abstract | A segurança e a contabilidade em sistemas embarcados são áreas críticas e de recente desenvolvimento. Além das complicações inerentes à área de segurança, existem restrições quanto a capacidade de processamento e de armazenamento destes sistemas. Isto é agravado em sistemas de baixo custo. Neste trabalho, é apresentada uma técnica que, aplicada à troca de contexto em sistemas operacionais, aumentando a segurança destes. A técnica é baseada na detecção e correção de erros em sequência de valores binários. Para realização dos testes, foi desenvolvido um sistema operacional de tempo real e implementado numa placa de desenvolvimento. Observou-se que o consumo de processamento das técnicas de detecção de erro são inferiores às de correção, cerca de 2% para CRC e 8% para Hamming. Objetivando-se minimizar o tempo de processamento optou-se por uma abordagem mista entre correção e detecção. Esta abordagem reduz o consumo de processamento medida que os processos que exigem tempo real apresentem uma baixa taxa de execução, quando comparados com o período de troca de contexto. Por fim, fica comprovada a possibilidade de implementação desta técnica em qualquer sistema embarcado, inclusive em processadores de baixo custo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Troca de contexto segura em sistemas operacionais embarcados utilizando técnicas de detecção e correção de erros. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 92 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistemas embarcados | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Segurança | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Troca de contexto | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Correção de erros | pt_BR |
dc.keywords.english | Embedded systems | pt_BR |
dc.keywords.english | Security | pt_BR |
dc.keywords.english | Context switch | pt_BR |
dc.keywords.english | Error correction | pt_BR |
dc.orientador.principal | FERREIRA, Luís Henrique de Carvalho | - |
dc.orientador.coorientador | MORAES, Carlos Henrique Valério de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.pg.area | Automação e Sistemas Elétricos Industriais | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-26T17:59:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T17:59:39Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese_almeida_2013.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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