UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/739
Tipo: Dissertação
Título: Síntese do vidro Boro-Alumínio-Silicato e processamento do compósito dentário fotocurável baseado no sistema Al₂O₃-B₂O₃-SiO₂/ BisGMA/TegDMA/DMAEMA/Canforoquinona.
Autor(es): AGUIAR, Aline Evangelista
Abstract: No corrente trabalho, buscou-se sintetizar três sistemas Al₂O₃-B₂O₃-SiO₂, nas proporções 1-1-1, 1-0,5-1 e 1-1-0,5 dos precursores, utilizando-se o método de síntese sol-gel. E escolher o melhor sistema para ser empregado como carga inorgânica em uma resina composta experimental, pretendendo-se obter um compósito experimental com propriedades iguais ou superiores as resinas comerciais escolhidas como grupo controle. Sintetizaram-se os vidros e calcinaram-se em quatro temperaturas distintas, das quais 400°C, 500°C, 600°C e 700°C. Caracterizou-se as amostras por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise de Dispersão de Partículas (DP), Área Superficial por Adsorção de N₂ (BET), Difração de raios-X (DRX), Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Termogravimetria (TGA), Análise Térmica Diferencial (ATD), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Sob a caracterização MEV, as amostras comportaram-se como materiais amorfos, morfologia em forma de placas, pouca porosidade e tamanho variando entre 50 nm à 8 μm. Já empregando-se DP, o tamanho médio transitou entre 3,982 μm e 14,372 μm, diferença essa devido ao modo de preparo amostral. Por DRX, apresentaram halos e ausência de picos definidos, características típicas de material amorfo, comprovadas mediante técnica ATD, quando submetidas à temperatura de transição vítrea (Tg) nos termogramas. Após às caracterizações, escolheu-se as amostras do sistema 1-0,5-1 calcinadas a 500°C e 600°C para serem silanizadas com 3-metacriloxipropiltrimetoxisilano (MPTS), escolheu-se essas amostras baseando-se no fato da proporção de 1-0,5-1, ser aquela que melhor estabilizou redes vítreas e pelas amostras escolhidas serem propícias ao emprego como cargas inorgânicas, em resinas compostas experimentais. Para a síntese das resinas compostas, misturou-se, os monômeros BisGMA, BisEMA, UDMA e o diluente TEGDMA e, posteriormente, adicionou-se à canforoquinona e à amina terciária DMAEMA, e por último adicionou-se as cargas silanizadas. Consequentemente, confeccionou-se corpos de prova com duas resinas experimentais (500 e 600), e duas comerciais (LLis e Charisma). Posteriormente, para o ensaio mecânico de flexão, adotando-se como parâmetros as normas ANSI/ADA, especificação número 27 e ISO 4049, obteve-se corpos de prova dimensionados em 2 x 2 x 25mm. Já para o ensaio de compressão, de acordo com a ISO 9917-1, confeccionou-se corpos de prova com dimensões 6 x 4mm. Os dados resultantes destes testes foram tratados mediante estudos estatísticos de Análise de Variância (ANOVA) e Teste Tukey, com 95% de confiança. Como fechamento, os resultados alcançados no presente trabalho podem ser considerados satisfatórios. Obteve-se, por sol-gel, cargas inorgânicas de características amorfas, com tamanhos irregulares e médios de partículas, propícios para o emprego em resinas compostas.
Citação: AGUIAR, Aline Evangelista. Síntese do vidro Boro-Alumínio-Silicato e processamento do compósito dentário fotocurável baseado no sistema Al₂O₃-B₂O₃-SiO₂/ BisGMA/TegDMA/DMAEMA/Canforoquinona. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/739
Data do documento: Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_aguiar1_2014.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.