Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/743
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de demanda hídrica em sistema de abastecimento de água na cidade de São Lourenço - MG.
Autor(es): BOBSIN, Daniela
Abstract: O estudo dos padrões de demanda hídrica em um sistema de abastecimento de água é importante, pois permite explicar os consumos atuais, a fim de prever as demandas futuras e planejar novos setores de redes de abastecimento de água. Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar particularidades e padrões de comportamento de demanda e setor escolhido no caso na cidade de São Lourenço - MG, e como objetivos específicos comparar as redes de distribuição de água que atendem diversas classes sociais; avaliar os padrões de adensamento de diferentes classes sociais; comparar os consumos hídricos em classes sociais e classes de uso da água distintas; levantar cenários de ocupação e densidade para a infraestrutura dos sistemas de distribuição de água, e por fim, analisar nos bairros o aumento da densidade prevista nas leis, apresentando modelos e tipologias que podem ser adotados e sua implicação na infraestrutura urbana através de cenários. Para atingir tais objetivos foi construído um banco de dados, com informações secundárias, sobre o referido sistema e realizadas atividades de campo, a fim de levantar o uso do solo, aplicar questionários socioeconômicos e obter informações junto aos órgãos de regulação do solo e da água. A partir destes foi realizado um diagnóstico socioeconômico dos bairros pesquisados e analisados os comportamentos no uso da água, verificando-se as possíveis correlações entre o consumo de água e temperatura, pluviosidade, conta de água, conta de energia, número de equipamentos de uso da água e número de pessoas por residência.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: BOBSIN, Daniela. Estudo de demanda hídrica em sistema de abastecimento de água na cidade de São Lourenço - MG. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/743
Data do documento: 3-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bobsin_2014.pdf17,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.