Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Tipo: Dissertação
Título: Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada.
Autor(es): AMORIM, Gabriela da Fonseca de
Abstract: O Seis Sigma é uma estratégia que auxilia na implementação de ações de melhoria em processos e tem sido adotada por milhares de empresas globalmente competitivas. Existem diferentes roteiros para implantá-la e usou-se o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control) neste trabalho. Para garantir o sucesso na implantação é preciso investir em treinamentos sobre a metodologia Seis Sigma (DMAIC), dentre eles destacam-se os treinamentos para a formação de Green Belts e Black Belts pois são os profissionais ligados diretamente aos projetos de melhoria. Apesar da abundância de cursos oferecidos para certificação desses profissionais, verifica-se a necessidade de um padrão de avaliação que garanta a qualidade do ensino e assegure que o profissional treinado esteja de fato apto a exercer sua função. Este trabalho visa suprir essa necessidade a partir da condução de uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do aprendizado de Green Belts e Black Belts em formação que sirva de feedback para que o professor compreenda as necessidades dos alunos e de garantia da qualidade do ensino. Mas, como fazê-lo? O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom foi originalmente abordado em 1956, mas foi revisado e atualizado nos anos 90 por alguns alunos de Bloom. Esta versão mais atual foi usada para basear o modelo de avaliação proposto. O objetivo do trabalho é, portanto, propor um modelo baseado na Taxonomia de Bloom revisada para direcionar o treinamento e padronizar a avaliação de Green Belts e Black Belts em cada fase do roteiro DMAIC garantindo a qualidade do ensino de Seis Sigma. Para isso, foi criado um banco de questões para a elaboração de um grande número de provas distintas em cada fase do roteiro DMAIC. O modelo desenvolvido está disponível para analisar treinamentos e implicações da pesquisa-ação são discutidas ao final do trabalho.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: AMORIM, Gabriela da Fonseca de. Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Data do documento: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_amorim_2014.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.