Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/752
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física.
Autor(es): SILVA, Thiago Henrique dos Santos da
Abstract: A importância das atividades experimentais no ensino de ciências é destacada por tantas pesquisas que sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem já é consenso na área. Contudo, esse fato não tem contribuído para que a experimentação seja uma realidade constante nas escolas brasileiras, tendo em vista, diferentes fatores: a falta de infraestrutura na maioria das escolas, o despreparo pedagógico de muitos professores para planejar e dirigir esse tipo de atividade, a falta de apoio para a realização de montagem e manutenção de equipamentos, etc. Neste trabalho, propomos o desenvolvimento e a avaliação de uma atividade experimental que pode ser controlada remotamente por qualquer usuário por meio de um computador conectado à internet. Inspirado na História da Física e da Matemática, o experimento, pode oportunizar discussões relativos tanto à conceitos matemáticos quanto físicos, facilitando um abordagem interdisciplinar. Resultados apontam para a eficácia e precisão da atividade quanto à coleta de dados. Além disso, em relação à opinião de licenciandos e dos Professores de Física e Matemática consultados, o recurso apresenta potenciais para ser utilizado como meio para disseminar a prática experimental entre os alunos das escolas públicas que não dispõem de laboratórios.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: SILVA, Thiago Henrique dos Santos da. Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/752
Data do documento: Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva1_2017.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.