Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/766
Tipo: Dissertação
Título: Comunidades rurais tradicionais atingidas pelo projeto de mineração Minas-Rio: Afinal, desenvolvimento para quem?
Autor(es): BELLEZE, Gabriela
Abstract: Esta pesquisa tem como foco o estudo do conflito socioambiental em Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim – MG, com ênfase nas comunidades rurais atingidas pela mineração por meio do projeto Minas-Rio da empresa Anglo American. Justifica-se o esforço desta pesquisa no campo da justiça ambiental, uma vez que o objetivo é dar voz aos sujeitos atingidos e silenciados pelos grandes projetos de “desenvolvimento”. Tem-se como perguntas de pesquisa: De que forma as famílias agricultoras de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim – MG estão sendo atingidas pela mineração? Como as medidas compensatórias aos impactos ambientais da mineração alcançam as comunidades de Descoberto e Bom Jesus de Alvorada de Minas? Assim, objetiva-se compreender o impacto do empreendimento minerário Minas-Rio, nas comunidades rurais, a partir das famílias agricultoras; além de identificar a situação das comunidades rurais de Descoberto e Bom Jesus, localizadas na área em que a mineradora adquiriu para cumprir as medidas compensatórias exigidas. A metodologia compreende a pesquisa qualitativa, utilizando-se de técnicas como a entrevista e a observação. A mineração na região em estudo mostra que não existe concordância entre o progresso econômico, a conservação da natureza e a dignidade da vida humana para todos os grupos sociais. O empreendimento minerário solapa as lógicas de uso dos recursos naturais dos agricultores familiares da região e as medidas compensatórias aos impactos ambientais desestruturam a vida das famílias agricultoras ao seu redor.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BELLEZE, Gabriela. Comunidades rurais tradicionais atingidas pelo projeto de mineração Minas-Rio: Afinal, desenvolvimento para quem? 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/766
Data do documento: Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_belleze_2017.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.