Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/767
Tipo: Dissertação
Título: Produção e caracterização microestrutural do biocompósito Metal – Cerâmico Aço Inox 316L E β -TCP.
Autor(es): FARIA, Mônica Huguenin de Araujo
Abstract: A osteoporose é uma doença que tem atingido cada vez mais um número maior de pacientes. Dentre as consequências desta doença, destacam-se as fraturas de quadril, cujo tratamento é cirúrgico - artroplastia total de quadril, cirurgia na qual o paciente recebe um implante ortopédico. O aumento do número de pacientes submetidos a esta cirurgia produz um impacto financeiro nos sistemas de saúde, pois os implantes ortopédicos são produzidos com materiais de alto custo. Este fato motiva a busca por materiais de menor custo e que agreguem as características de um material biocompatível às propriedades mecânicas necessárias para suportar os esforços aos quais as próteses de quadril são submetidas. O objetivo deste trabalho foi a produção de um biocompósito metal cerâmico que favoreça a integração óssea, que possua características mecânicas adequadas e que seja de baixo custo. Para a obtenção deste biocompósito utilizou-se a técnica de metalurgia do pó com moagem de alta energia para a produção de um biocompósito de beta tricálcio fosfato (β-TCP) e aço inox austenítico AISI 316L. Foi realizado um estudo do efeito do tempo de moagem sobre a morfologia dos pós precursores e da influência do aumento da quantidade percentual de β-TCP na composição por meio da avaliação da distribuição das fases no corpo de prova sinterizado por intermédio das análises de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Foi determinado a densidade (a verde e após a sinterização) e a porosidade a fim de caracterizar a microestrutura do biocompósito produzido. Tendo se percebido que o aumento da quantidade de β-TCP tem significativa influência nas alterações ocorridas na microestrutura do biocompósito β-TCP/aço inox 316L.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: FARIA, Mônica Huguenin de Araujo. Produção e caracterização microestrutural do biocompósito Metal – Cerâmico Aço Inox 316L E β -TCP. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/767
Data do documento: 23-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_faria_2013.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.