Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/768
Tipo: Dissertação
Título: Estudo comparativo da recristalização da Liga Al 4,5% Cu após forjamento rotativo, obtida por solidificação unidirecional e convencional.
Autor(es): MATOS, Roberta Alves Gomes
Abstract: A liga Al 4,5% Cu possui grande utilização comercial na indústria automobilística, aeronáutica e naval para fins estruturais. Este trabalho teve como objetivo comparar a recristalização da liga de alumínio 4,5% cobre solidificada unidirecionalmente e de maneira convencional e posteriormente deformada a frio por forjamento rotativo. Amostras foram retiradas após deformação totalizando 54, 76 e 91% de redução em área (RA). Após esta etapa, amostras foram avaliadas por medidas de microdureza Vickers e em seguida foram tratadas termicamente (TT) em temperaturas de 250°C, variando de 50°C até 450°C. Observou-se o início da recristalização à 350°C nos corpos de prova (cdp) para todas as amostras deformadas, porém a amostra com RA 54% unidirecional, apresentou somente recristalização parcial. Utilizou-se microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) para identificar a recristalização nas diversas temperaturas e a formação de precipitados de CuAl₂.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: MATOS, Roberta Alves Gomes. Estudo comparativo da recristalização da Liga Al 4,5% Cu após forjamento rotativo, obtida por solidificação unidirecional e convencional. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/768
Data do documento: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_matos_2014.pdf9,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.