Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/772
Tipo: Dissertação
Título: Sistema portátil para monitoramento e identificação de falhas em motores de indução trifásicos através da técnica da Análise da Assinatura Elétrica.
Autor(es): PITOLI, Marcos Henrique
Abstract: O mercado globalizado e a concorrência crescente geram uma busca contínua pelo status de excelência em cada etapa da produção, tornando vital o setor de manutenção na busca por melhores resultados. Muitas pesquisas voltadas a encontrar novas técnicas para o monitoramento de motores de indução, predominantes na indústria, têm sido realizadas nos últimos anos com o intuito de garantir disponibilidade desses equipamentos, obter qualidade, produtividade e segurança nas linhas de produção. Uma das técnicas de manutenção preditiva mais nova é a Análise da Assinatura Elétrica que, utilizando das informações das tensões e correntes de alimentação da máquina, é capaz de detectar falhas no circuito de alimentação, motor, carga e transmissão. Assim, essa dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento portátil capaz de aplicar a técnica da Análise da Assinatura Elétrica a fim de prever falhas e monitorar a condição de operação de motores de indução. Para isso é feito uma revisão bibliográfica de outros autores que comprovaram a eficácia da técnica, além de medições em alguns motores com avarias conhecidas utilizando do equipamento proposto.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: PITOLI, Marcos Henrique. Sistema portátil para monitoramento e identificação de falhas em motores de indução trifásicos através da técnica da Análise da Assinatura Elétrica. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/772
Data do documento: 6-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pitoli_2013.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.