Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/779
Tipo: Dissertação
Título: Experimentação em Mecânica: Enfoques, Concepções e Características.
Autor(es): SILVEIRA, Waldemir de Paula
Abstract: O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções, ênfases e características encontradas nas publicações que apresentam atividades experimentais relacionadas ao ensino de Mecânica publicadas na Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física no período compreendido entre o início de suas publicações (1979 e 1984, respectivamente) e junho de 2013. Na realização do mesmo, em primeiro lugar foi feito o mapeamento dos artigos encontrados quanto ao número de artigos publicados e o país de origem das instituições que aparecem nas publicações. Em segundo, investigamos as propostas experimentais apresentadas nos artigos publicados em relação a diversos aspectos como o grau de direcionamento, a ênfase matemática, o nível de ensino e os conteúdos de Mecânica presentes nas propostas, entre outros. Por fim, em terceiro lugar, foram identificados os recursos didáticos envolvidos nas propostas experimentais, como o tipo de material utilizado, a presença de roteiros e o uso de computador. A análise dos dados obtidos nesta pesquisa nos permitiu verificar que houve um número expressivo de artigos que abordam a experimentação em Mecânica nas décadas de 1990-1999 e de 2000-2009. Verificou-se também que 47 instituições brasileiras, localizadas em sua maioria nas regiões Sul e Sudeste, e 11 instituições estrangeiras diferentes estão envolvidas nas publicações. Em relação ao segundo objetivo específico, esta pesquisa também constatou que a maioria das propostas experimentais analisadas tem como grau de direcionamento a verificação e que houve predominância de propostas destinadas aos ensinos médio e superior. Em relação às habilidades adquiridas, verificou-se o predomínio de atividades cuja habilidade é a de verificar/comprovar leis e teorias científicas. Considerando os conteúdos específicos de Mecânica, verificou-se que prevaleceu o estudo da dinâmica nas propostas experimentais, sendo as leis de Newton o conteúdo mais explorado. Quanto aos resultados encontrados relacionados ao terceiro objetivo específico, constatou-se que é significativo o número de propostas que fazem uso de material de baixo custo e que estas, em sua maioria, foram publicadas no CBEF, sendo predominantemente destinadas ao ensino médio. Além disso, a maior parte das propostas não faz uso de roteiros. Por fim, verificou-se também que o computador é utilizado em propostas destinadas ao ensino superior, sendo estas, em sua maioria, atividades que apresentam grau de direcionamento verificação.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: SILVEIRA, Waldemir de Paula. Experimentação em Mecânica: Enfoques, Concepções e Características. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/779
Data do documento: 7-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silveira_2014.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.