Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. |
Autor(es): | COELHO, Denício Andrade |
Abstract: | O uso de hidrogênio para melhorar o desempenho de motores vem sendo investigado desde o início do século XX. Menor consumo, redução de emissões e melhor desempenho são alcançados quando da adição de pequenos volumes de hidrogênio no processo de combustão. Porém, obstáculos relacionados ao seu armazenamento e distribuição limitam as aplicações práticas dessa tecnologia em larga escala, para curto e médio prazos. O objetivo geral do trabalho é estudar técnica e experimentalmente a adição do gás produto de eletrólise (GPE) no processo de combustão, para assim, colaborar no desenvolvimento de tecnologia de transição, capaz de inserir, de forma gradativa, o hidrogênio na matriz energética do setor de transportes. Indicativos de redução de emissões de poluentes para determinadas condições de operação de motores veiculares carburados foram alcançados. Em contrapartida, o ensaio realizado em laboratório demonstrou que, sem qualquer ajuste dos parâmetros de operação de um motor estacionário de grupo gerador gasolina, a adição de GPE em taxas equivalentes à da experiência veicular realizada é ineficaz na melhora de seu desempenho. As análises da literatura e das experimentações realizadas indicam que operações com atraso do tempo de ignição e aumento da razão de excesso devem ser verificadas a fim de se identificar situações de operação que possam apresentar melhora no desempenho em experimentos reprodutíveis em laboratório. Base de informação teórica e prática foi organizada com intuito de viabilizar réplicas e experimentações futuras. |
metadata.dc.publisher.department: | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
Citação: | COELHO, Denício Andrade. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794 |
Data do documento: | 2-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_coelho_2013.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.