Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/823
Tipo: Dissertação
Título: Universo de FLRW dominado por campos de calibre e férmions.
Autor(es): MELLO, Marina Machado Cunha e
Abstract: Neste trabalho, investigamos dois modelos cosmológicos de FLRW descritos por campos de calibre acoplados à férmions. O primeiro caso a ser analisado foi o de um universo preenchido por um campo eletrodinâmico não-linear, que leva em conta correções de eletrodinâmica quântica a 1 loop, acoplado a um campo fermiônico. Através de uma análise numérica, realizamos uma variação dos parâmetros que nos forneceu diversas soluções para a evolução do fator de escala a(t). Encontramos somente soluções não-singulares, de forma que a variação dos parâmetros não influenciou significativamente no comportamento da função. Na segunda parte do trabalho, estudamos um universo permeado por campos de Yang-Mills acoplado a um campo fermiônico. Novamente uma análise numérica, combinada com uma variação de parâmetros nos retornou várias soluções para a(t), sendo várias do tipo singular e outras com uma configuração praticamente constante do tipo não-singular, as quais portanto, não tem sua forma consideravelmente modificadas pela variação dos parâmetros.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: MELLO, Marina Machado Cunha e. Universo de FLRW dominado por campos de calibre e férmions. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/823
Data do documento: 10-Set-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mello_2013.pdf810,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.