Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/841
Tipo: Dissertação
Título: Medidor de Vazão Ultrassônico de Multi-Trajetórias.
Autor(es): CAMPOS, Mateus Mendes
Abstract: Embora existam diversas abordagens para medições de vazão, o método ultrassônico de multi-trajetórias tem ganhado interesse pela indústria e por pesquisadores, pois tais medidores apresentam robustez, boa exatidão e precisão, e podem atingir classes de exatidão menores que 1%. Esta abordagem também permite a medição de grandes vazões, medições bidirecionais de fluxo e flexibilidade quanto ao fluido a ser medido. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um medidor de vazão ultrassônico de multi-trajetórias utilizando o método de tempo de trânsito, com base nas informações contidas na norma IEC41. O protótipo desenvolvido consiste na eletrônica de emissão e recepção das ondas ultrassônicas, processamento de sinais e no software de cálculo de vazão. O projeto visa o uso de dezesseis transdutores, formando oito trajetórias acústicas divididas em dois planos cruzados, porém, arranjos com outras estruturas são previstos no sistema. A técnica de Correlação Cruzada foi utilizada para medir os tempos de trânsitos entre os sinais ultrassônicos. Resultados de simulação são apresentados no documento, assim como medições feitas em laboratórios de calibração de medidores de vazão comparando os valores medidos pelo protótipo com o valor obtido no laboratório.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CAMPOS, Mateus Mendes. Medidor de Vazão Ultrassônico de Multi-Trajetórias. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/841
Data do documento: Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_campos2_2017.pdf9,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.