Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/844
Tipo: Dissertação
Título: Impacto das diferenças entre as normas contábeis brasileiras e internacionais nos indicadores de desempenho das companhias brasileiras listadas na NYSE.
Autor(es): ARRUDA, Marlene dos Santos
Abstract: Este trabalho analisa o impacto das diferenças entre as normas contábeis brasileiras e internacionais no lucro e nos indicadores de desempenho das companhias brasileiras listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Também busca confirmar a hipótese de conservadorismo da contabilidade brasileira, levantada a partir da teoria de Gray (1988), em que o sistema contábil brasileiro gera lucros menores do que os apurados segundo as normas internacionais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e a abordagem é quantitativa, com análise de correlação e regressão e aplicação do índice de conservadorismo de Gray. O estudo é composto por 21 empresas brasileiras listadas na NYSE. Os resultados mostram claramente a tendência conservadora das normas brasileiras, em que, em 14 casos, o lucro se mostra conservador (67%) e, em apenas 7 casos, otimista (33%), confirmando a hipótese de conservadorismo de Gray. Em relação à comparabilidade do lucro apurado, conforme as duas normas, fica evidente que apenas 28,6% das empresas, ou seja, 6 companhias têm seu lucro líquido comparável a 5% de materialidade. Para os indicadores de desempenho tradicionais há correlação significativa entre os índices. Dessa forma, pode-se concluir que as diferenças entre as normas não chegam a afetar de forma significativa os indicadores de desempenho das empresas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ARRUDA, Marlene dos Santos. Impacto das diferenças entre as normas contábeis brasileiras e internacionais nos indicadores de desempenho das companhias brasileiras listadas na NYSE. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/844
Data do documento: 26-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_arruda_2013.pdf552,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.